EQUIPES DE PROCESSO E PERIFÉRICO

Atuadores elétricos

Os atuadores são dispositivos geradores de força, efetuam ações físicas ordenadas mediante sistemas de controle. Esta ação física poder ser um movimento lineal o circular.

Chamam-se atuadores elétricos quando se usa a energia elétrica para que se executem movimentos e caracteriza-se por a exatidão e repetitividade, isso faz que sejam ótimos para trabalhos de precisão. A função que realiza e a velocidade da mesma influenciam no tipo de atuador que tem que ser utilizado.

Classificação (pelo tipo de energia utilizada no acionamento)

  • Acionamentos elétricos: Requeridos no uso continuo o freqüentes, que ainda não precisam de muita força manual dos empregados (todo-nada ou continuo).
  • Acionamento hidráulico: Usa-se quando precisar aplicações de maior potencia e rápida resposta (todo-nada ou continuo).
  • Arranques pneumáticos: Correspondem a necessidades de posicionamentos.
  • Arranques manuais
Actuadores

O atuador representa a interface entre o sistema de controle de processo e a comporta. Os comandos de controle transmitidos em forma binária, analógica, ou através do fieldbus devem ser analisados pelo atuador para posicionar a válvula; inversamente, o sistema de controle de processo espera uma resposta do atuador. Esta pode produzir-se só em forma de resposta do estado através dos sinais binárias de saída (par ABERTO/FECHADO, posição final ABERTA/FECHADO, falha, etc.) ou o envio dos dados dinâmicos (posição da válvula) através da saída analógica. Em geral, todos os dados estáticos e dinâmicos estão disponíveis o tempo tudo através dos fieldbus.

CONTATO

web
mail
Copyright © 2012 DYSAC Todo os Direitos Reservados.Aviso de privacidade